- Área: 4100 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Fernando Alda
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto compreende três elementos principais: o edifício do museu, a exposição e o parque circundante.
O coração do projeto é um átrio público ao ar livre, coberto por marquises metálicas coloridas desenhadas para proteger os visitantes das frequentes chuvas locais. Rodeando o átrio central encontram-se as áreas públicas, incluindo a loja do museu, uma cafeteria e um espaço para exposições temporárias, assim como as duas alas de exposição do edifício. O nível do átrio - elevado sobre o solo - permite generosas vistas para o Canal do Panamá e a cidade, além de proteger os espaços interiores e permitir a conexão entre ambas as alas de exposição do edifício.
A expografia - concebida colaborativamente com Bruce Mau Design - educa os visitantes sobre o surgimento do Istmo do Panamá e seu papel como modelador do meio ambiente natural. No interior das oito galerias, se desdobram histórias que instruem os visitantes sobre o conceito de biodiversidade, os imergindo nos entornos naturais do Panamá e descrevendo sua história natural e geológica. As exposições também transmitem como essas forças naturais afetaram aos humanos e a importância da interconectividade da vida para a sobrevivência de todas as plantas e espécies animais.
O Parque da Biodiversidade expande a exposição narrativa à paisagem urbana circundante: em seu entorno são instaladas estações educativas que incrementam a experiência do visitante do museu, através da ilustração da interação na vida real entre plantas locais e espécies animais. Assim como o átrio exterior do museu possui um caráter cívico, o parque está projetado como um espaço púbico acessível para os residentes locais.